Blog das Plantas

Flamboyant (flamboiã ou flamboaiã)

A árvore flamboyant é uma árvore tropical bonita e ornamental que se originou em Madagascar, na África.

No verão, quando as árvores estão em pleno esplendor, a árvore flamboyant se destaca com seu formato de guarda-chuva e sua beleza. Sem dúvida, é uma árvore extravagante e bela. Pode ser visto a distância devido às suas flores, que podem ser vermelhas, laranjas ou amarelas.

Mas o que há de tão especial na Flamboyant? Neste artigo, vamos te dar mais informações sobre a Flamboyant e também ajudá-lo a entender como plantar esta árvore tão bela e também como cuidar dela.

Suas folhas são elegantes, tipo renda, e como samambaias. E suas flores têm cinco pétalas. Ele permanece em flor por várias semanas na primavera e nas estações de Verão.

Onde é indicado o plantio de flamboyant

Existe alguns cuidados para se plantar flamboyant, principalmente em relação a sua altura: a árvore pode crescer até 5 pés por ano até à maturidade.

Por isso, seu plantio é recomendado em parques e grandes espaços, devido à sua altura média de 7 a 10 metros e a suas raízes muito superficiais e danosas, que destroem as calçadas ao seu redor.

Caso você tenha pouco espaço, uma alternativa é a Caesalpinia pulcherrima (ou Flamboyant-mirim como é mais conhecida), que é semelhante ao flamboyant porém com porte menor e sem o problema das raízes.

É essencial ter em mente que esta árvore requer muito espaço para crescer. Pode crescer muito alto, mas o seu gracioso guarda-chuva como a copa pode ser mais largo do que a sua altura.

Como plantar sementes de Flamboyant

As sementes de árvores Flamboyant são incomuns. As vagens das sementes são castanhas escuras, com 60 cm de comprimento e 5 cm de largura, mas as sementes individuais são pequenas.

Estas sementes são muito duras com uma cobertura apertada. Esta cobertura não permite a infiltração de água.

Se as sementes são plantadas diretamente ao solo, o sucesso da germinação é muito menor.

Por isso, não podemos usar estas sementes nesta forma para cultivar uma árvore. Eles precisam de ser tratados antes de poderem ser usados para germinação.

Como germinar sementes de Flamboyant

Há duas maneiras aumentar a taxa de sucesso de germinação. Uma delas é colocando as sementes em uma superfície plana, e esfregando-as com lixa por cerca de 12 segundos.

Este processo precisa ser repetido do outro lado da semente.

Estas sementes precisam então ser irrigadas durante a noite. As capas das sementes começarão a descascar-se das sementes.

Plantar estas sementes num grande pote com cerca de 20 milímetros de profundidade no solo. Eles germinarão em cerca de seis dias a vinte dias com sucesso.

A segunda maneira de fazer com que as sementes germinem mais rápido é colocá-las em água fervente.

Depois, adicione água fria e baixa a temperatura. Ensopar estas sementes durante 24 horas. Semeie estas sementes num vaso, e coloque o vaso num lugar quente.

As sementes germinam dentro de quatro a seis dias

Clima ideal do Flamboyant

Um clima tropical ou próximo ao tropical é necessário para o crescimento da árvore. Pode, no entanto, também crescer em condições de seca e salgado, com abastecimento regular de água. Requer exposição solar completa para crescer rapidamente em uma árvore alta saudável.

Assegure-se de que obtém um abastecimento moderado de água regularmente. Esta árvore não pode tolerar o gelo. A geada apodrecerá as raízes, e a árvore morrerá.

Além disso, como a árvore flamboyant é decídua no inverno, ou seja, ela despeja suas folhas durante o inverno, ela requer um clima seco.

Rega esta planta com moderação no inverno. Estas árvores não podem ser expostas a temperaturas inferiores a 7,2 oC.

Cuidados especiais da Flamboyant

A árvore Flamboyant pode ser cultivada em uma ampla gama de solos bem drenados, de ácidos a alcalinos.

É também tolerante aos solos argilosos e cascalho.

A árvore tolera poda dura e pode ser facilmente mantida em um tamanho pequeno. Os ramos podem crescer até 12 metros de altura.

Estes ramos precisam ser podados logo abaixo da coroa. As árvores jovens precisam ser podadas todos os anos nos primeiros três anos. Isto faz a árvore crescer em uma forma melhor. Ao podar as árvores, é necessário ter cuidado para que os ramos sejam cortados em forma de guarda-chuva. Só então a árvore ficará elegante depois de atingir a maturidade.

Esta árvore requer água regular em seus anos de crescimento, e muito pouca água na estação dormente.

Exposição completa ao sol é necessária para o seu crescimento, por isso o recomendado é evitar a plantação durante a estação de inverno. Use fertilizantes líquidos balanceados a cada mês para garantir um bom crescimento.

Add comment

Most popular

Most discussed