Blog das Plantas

Embaúba

Neste artigo, vamos falar sobre uma árvore que é a grande queria das áves: a embaúba. Nativa da América do Sul e das Índias Ocidentais e Central, é uma árvore de crescimento rápido e pouco exige do solo em que se encontra.

A embaúba (Cecropia pachystachya) também é conhecida como embaúva, imbaúba, umbaúba, umbaubeira, ambaíba, árvore-da-preguiça e umbaúba-do-brejo.

Ela é famosa por ser interessante para à fauna, e é bastante popular entre ambientalistas e apreciadores de árvores. Tem um papel fundamental para o ecossistema local.

Tipos de Embaúba

Existem cerca de 40 espécies de embaúba no Brasil, que se diferenciam na altura e também em como se apresenta suas folhas.

No entanto, em todas as espécies, seu fruto é doce e apreciado por diversas aves.

Curiosidades

A palavra “Embaúba” vem do Tupi-Guarani e significa “fruta da arvore de tronco oco”.

Esta particularidade permite dentro tronco uma simbiose com determinados tipos de formiga. A proteção é mútua: a árvore fornece abrigo para os insetos e os insetos protegem a árvore de animais que tentam danificá-la.

Importância da Imbaúba no Meio Ambiente

As embaúbas são árvores leves, que podem chegar até 15 metros de altura. São, geralmente, pouco exigentes quanto a solo. Possuem frutos atrativos a várias espécies de aves.

As aves tem o papel fundamental de dispersar suas sementes.

Como produzir mudas de embaúba

Colocar as sementes para germinar logo que colhidas em canteiros a pleno sol contendo substrato argiloso.

A emergência ocorre em 25-40 dias e a germinação é média.

Transplantar as mudas para embalagens individuais quando atingirem 3-5cm. Estas podem ser plantadas em local definitivo em menos de 3 meses.

Add comment

Most popular

Most discussed